quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Base de Dados

Bases de dados (ou bancos de dados), são conjuntos de registos dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
Uma base de dados é normalmente mantida e acedida por meio de um software conhecido como Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adopta um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
O modelo de dados mais adoptado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas.
Utilização:
Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para aplicações multi-utilizador, nas quais é necessário haver coordenação entre vários usuários. Entretanto, são convenientes também para indivíduos, e muitos programas de correio eletrónico e organizadores pessoais baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados.
Um base de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de base de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos base de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
Bancos de dados caracteristicamente modernos são desenvolvidos desde os anos da década de 1960. Um pioneiro nesse trabalho foi Charles Bachman.
Fonte: Wikipédia
Link do Texto: Clique aqui

Ficheiros

Em informática, um arquivo (português brasileiro) ou ficheiro (português europeu) é um agrupamento de registos que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registados no disco rígido de um computador.
Estes arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textos, imagens, vídeos, programas, etc. Geralmente o tipo de informação encontrada dentro de um arquivo pode ser prevista observando-se os últimos caracteres do seu nome, após o último ponto (por exemplo, txt para arquivos de texto sem formatação). Esse conjunto de caracteres é chamado de extensão do arquivo.
Como os arquivos em um computador são muitos (só o sistema operacional costuma ter centenas deles), esses arquivos são armazenados em diretórios (também conhecidos como pastas).


Fonte: Wikipédia

Link do Texto: Clique aqui