O desfragmentador de disco consolida ficheiros e pastas fragmentados no disco rígido do computador, para que cada ficheiro ou pasta ocupe um espaço único e contíguo no volume. Desta forma, o sistema pode aceder aos ficheiros e pastas e guardar os novos ficheiros e pastas de uma forma mais rápida e eficiente. Quando consolida os ficheiros e pastas, o desfragmentador de disco também consolida o espaço livre do volume, tornando menos provável a fragmentação de novos ficheiros.
Limpeza do disco rígido
Durante a execução de um sistema operativo tão complexo como o Windows, poderá nem sempre ter conhecimento da importância de todos os ficheiros existentes no computador. Por vezes, o Windows utiliza ficheiros com objectivos específicos, retendo-os em seguida numa pasta concebida para ficheiros temporários. Em alternativa, pode ter previamente instalado componentes do Windows que já não utiliza. Por várias razões, incluindo a falta de espaço no disco rígido, poderá querer reduzir o número de ficheiros no disco ou criar mais espaço livre, se puder efectuá-lo sem prejudicar os programas.
Pode-se utilizar a Limpeza do disco para libertar espaço no disco rígido removendo ficheiros temporários da Internet, removendo componentes e programas instalados que já não são utilizados e esvaziando a Reciclagem.
Restauro do sistema
Esta ferramenta protege o sistema contra erros e falhas. Pode ser usada para desfazer alterações feitas no computador e restaurar configurações e o desempenho. O restauro do sistema retorna o computador a uma etapa anterior (ponto de restauro) sem que você perca trabalhos recentes, como documentos guardados, email ou listas de histórico e de favoritos da Internet. As alterações feitas pelo restauro do sistema são reversíveis. O computador cria automaticamente os pontos de restauro, mas também pode ser usado para criar os seus próprios pontos de restauro.
Scandisk (Verificação de Erros)
A verificação de erros serve para encontrar ou corrigir erros lógicos no disco rígido ou disquete, falhas que envolvam a organização de arquivos e outras estruturas de dados.
Para utilizá-lo clica-se com o botão direito do rato sobre a unidade que se deseja verificar e de seguida selecciona-se Propriedades. Em Ferramentas, clica-se no botão “Verificar agora”, na área de Verificação de erros. No Windows XP ele só aparece desta forma e com o nome de Verificação de Erros. Não é possível encontrá-lo em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema como as outras ferramentas, e como em versões anteriores do Windows.
Informções de Sistema:
Nas Informações de Sistema é possivel encontrar todo que descreve o computador por exemplo o nome do sistema operativo o nome do computador, Hardware Instalado, Etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário